Cirurgia de implante coclear é realizado de forma inédita da Serra Gaúcha
No dia 07 de agosto de 2021, o primeiro implante coclear foi realizado em Caxias do Sul. O médico otorrinolaringologista Dr. Gustavo Vergani, que coordenou a cirurgia, explica que o implante é indicado desde recém-nascidos até idosos que não se beneficiam de aparelhos auditivos convencionais. Entretanto, ele reforça que quanto mais cedo, melhor a adaptação do paciente e mais qualidade de vida ele terá. Além dele, participaram da cirurgia os colegas de especialidade Dra. Mariana Letti, de Farroupilha, e Dr. Fabiano Aita, também de Caxias, o cirurgião Dr. Felipe Félix, do Rio de Janeiro, e o neurologista Clauber Jänisch, de Porto Alegre. A equipe multidisciplinar ainda foi composta pelas fonoaudiólogas Tatiana Garbin Bueno, da Audizione Neuroaudiologia, e Nayara Fernandes, de São Paulo, que realizaram os testes intraoperatórios, e da caxiense Karem Balen, que faz acompanhamento fonoaudiólogico do paciente desde a infância.
O implante
O implante coclear é um aparelho eletrônico digital de alta complexidade tecnológica que pode restaurar a função auditiva nos pacientes portadores de surdez severa a profunda que não se beneficiam com o uso de próteses auditivas convencionais, inclusive de crianças.
A cirurgia
Em cerca de 2h30min de cirurgia, o dispositivo médico eletrônico é inserido em uma pessoa que nasceu com perda de audição. Mesmo com os testes sonoros já confirmados no dia do procedimento, a ativação do dispositivo é realizada cerca de 30 dias após a cirurgia, quando é concluído o período de cicatrização.
Espaço de mídia
Jornal Pioneiro
17 de agosto de 2021
CONTATO
Ed. Pasteur
R. Garibaldi, 476, sala 801 - Centro, Caxias do Sul - RS, 95080-190, Brasil
54 3221 1366 / 54 99713 8878